Repenso, Separo e Reciclo:
Sou + Natureza
A parir de 10 de outubro de 2022
O Problema e a Solução
O consumo desenfreado gera impacto para o clima, acelera a extinção de espécies e a desigualdade social. Para corrigir esse rumo são necessárias múltiplas ações imediatas, individualizadas e encadeadas.
No ES, a capital Vitória recicla menos de 3% dos seus resíduos sólidos, e os municípios vizinhos (Vila Velha, Serra e Cariacica) têm taxas ainda menores. Estas cidades circundam o maior manguezal urbano do país, estão na rota migratória de baleias e têm uma rica biodiversidade marinha-costeira.
Na Década do Oceano, o GOX implementa atividades de Cultura Oceânica e integra catadores de materiais recicláveis à sociedade, para que os princípios da PNRS de não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos adequados sejam tangíveis em prol da qualidade de vida, redução do impacto ambiental e consumo de recursos naturais.
Pelas práticas integrativas há humanização e maior conhecimento pelas partes envolvidas no processo da reciclagem como uma solução acessível à gestão de resíduos sólidos.
Apresentamos a sociedade os catadores, que são o pilar central da reciclagem e têm a renda familiar mensal a partir desses resíduos doados.
Proporcionamos incentivos para que a sociedade e comércios locais adotem a coleta seletiva.
Metas
Convidamos moradores e comerciantes do bairro Mata da Praia (Vitória-ES) interessados na coleta seletiva para cadastrarem o local da coleta de seus resíduos sólidos.
Apresentamos a Recicla Capixaba, associação de catadores legalmente registrada na Prefeitura Municipal (PMV), os seus associados que farão a rota no bairro para coletar o resíduo em sua residência ou comércio, e os associados que processarão o seu resíduo.
Apoiaremos os moradores com informações dos resíduos recicláveis e do descarte adequado.
O maior número de residências e comércios cadastrados resulta em maior massa de material recuperada e com destinação final adequada, fomentando a renda de famílias, a economia circular e conservando os recursos naturais, além de, contribuir para a implementação das Políticas Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos.
Faça parte dessa campanha, sou + Natureza.
Descomplicamos a Reciclagem
É mais fácil e simples do que você imagina.
Buscamos soluções inovadoras a problemas antigos
Ao cadastrar o ponto de entrega voluntária do material reciclável e reutilizável, enviaremos a você mais informações sobre a campanha e as boas práticas para separar o seu material.
O ponto cadastrado será incluído na logística da Recicla Capixaba e você será informado da data e hora da coleta de seus resíduos sólidos recicláveis.
Entregaremos uma bolsa retornável para que você possa separar o seu resíduo e entregar diretamente aos catadores da Recicla Capixaba. Ao entregar, receberá uma bolsa de substituição.
Legislação
Uma lei capaz de minimizar problemas ambientais, sociais e econômicos
A Lei nº 12.305/2010 instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e o Decreto nº 10.936/2022 regulamenta a PNRS.
A lei descreve a responsabilidade compartilhada dos resíduos sólidos como “conjunto de atribuições individualizadas e encadeadas dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, dos consumidores e dos titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, para minimizar o volume de resíduos sólidos e rejeitos gerados, bem como para reduzir os impactos causados à saúde humana e à qualidade ambiental decorrentes do ciclo de vida dos produtos”.
Ainda, a lei prevê a não geração e a redução do volume de resíduos sugerindo mudanças de comportamento e hábitos sustentáveis de consumo.
O decreto cria o Programa Nacional de Logística Reversa, pelo qual todos os setores da economia deverão inserir seus dados e resultados em um sistema único e padronizado. E isso significa que a destinação ambientalmente correta dos itens recicláveis será monitorada e o material terá seu ciclo de vida prolongado na cadeia produtiva, e não mais serão destinado aos lixões e aterros.
Tanto a lei como o decreto, determinam que o sistema de coleta seletiva de resíduos sólidos deve priorizar a participação de cooperativas e associação de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, constituídas por pessoas físicas de baixa renda.
Por isso, todos nós, pessoas físicas, jurídicas ou órgãos públicos, temos responsabilidades em reduzir o volume de resíduos gerados e encaminhados aos aterros, separar e descartar corretamente nossos resíduos fazendo com que a coleta seletiva seja funcional e priorizada às associações aumentando a renda dos catadores.
Recicla Capixaba & GOX
Desde o início de 2022 o Instituto Geração Oceano X e a Recicla Capixaba estão juntos trabalhando para aumentar a reciclagem de materiais e principalmente evitar que os resíduos sólidos descartados de modo inadequado cheguem ao Oceano.
Cerca de 80% da poluição no Oceano têm origem no continente, e o plástico (e seus tamanhos menores – microplástico e nanoplástico) é uma séria ameaça à biodiversidade, saúde humana e a economia.
Três outras associações de catadores são nossas parceiras,
fomentam a reciclagem e a saúde e sustentabilidade do nosso Oceano
O OCEANO É TRANSFRONTEIRIÇO
E O GOX TAMBÉM
Incentivamos a reciclagem, levamos os catadores aos espaços democráticos, amplificamos suas vozes e catapultamos seus resultados.
Aceleramos impactos sociais e ambientais.
ACAMARP
Cariacica - ES
REVIVE
Vila Velha - ES
RECUPERLIXO
Serra - ES
Venha com a gente nessa onda da reciclagem pela saúde e resiliência do nosso OCEANO
Agradecimentos ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e a Naturskyddsföreningen (Sociedade Sueca de Conservação da Natureza) por financiarem esse projeto, complementar ao Cultura Oceânica & CatAção financiado pela ArcelorMittal Tubarão.